A Internet é uma invenção muito útil e divertida, sem dúvida. Nela podemos encontrar muitas vezes respostas a perguntas difíceis de responder, aproximarmo-nos dos amigos que estão geograficamente longe de nós, ou até, fazer novas amizades. Mas a internet, apesar de ser tão maravilhosa e tão útil, também é preciso ter algum cuidado ao utilizá-la...
Um dos riscos e inconvenientes da internet, que não é dos mais falados, mas que pode causar algum incómodo, e nalguns casos, pode até ser perigoso, é o dos boatos ou falsas informações. Muitos de vós devem ter recebido há cerca de dois anos, via e-mail, um vídeo cujo nome era mais ou menos "Apanhados na Rússia". Esse vídeo mostrava um apanhado, em que um rapaz se enfia dentro de um marco do correio, e então os transeuntes que se dirigem ao marco para lá pôr a sua correspondência, são surpreendidos quando, a sua correspondência sai do marco para fora. Então um dos transeuntes vai para colocar normamente a sua correspondência, quando, ao ser surpreendido, não achando graça à brincadeira, o homem saca de uma arma e começa a disparar para dentro do marco do correio, "matando" então o jovem actor que lá estava dentro, deixando no ar a ideia de um apanhado que acaba em tragédia.
Esse vídeo também está disponível no site You Tube, com o nome "Pegadinha que acaba em morte", em que o vídeo termina com uma foto do jovem actor, com uma faixa preta com o ano de nascimento e o ano de morte, simbolizando uma homenagem póstuma.
Eu também recebi esse vídeo no e-mail, e também vi através do You Tube. Ao receber o vídeo via e-mail, desconfiei que fosse mais uma daquelas bincadeiras sádicas da Internet, mas mais recentemente, quando o encontrei por acaso no site You Tube, ao ver aquela homenagem póstuma, confesso que fiquei chocada, porque comecei a pensar que aquilo teria acontecido mesmo. Foi então que por curiosidade comecei a ler os comentários dos utilizadores, e entre as várias opiniões chamaram-me a atenção duas, uma em que dizia que já estava comprovado o vídeo ser falso, e outro que inclusive tinha um link de um site que comprovava a falsidade, da natureza daquele vídeo. Foi então que fui a esse site, e descobri que o vídeo não era nada mais nada menos, que não um apanhado, ou pegadinha, mas sim um anúncio publicitário, não era feito na Rússia e sim na Argentina, para uma empresa chamada Type & Magic e o slogan era "sabemos que você não gosta de surpresas" (escrito em inglês).
O meu primeiro instinto estava certo, e aquele "apanhado trágico" era um anúncio de televisão, que alguém pegou e fez algumas alterações para dar azo à ideia que queria impingir, e que depois para o divulgar começou a fazer um e-mail corrente que praticamente deu a volta ao mundo. Uma brincadeira de humor negro.
Moral da história, nem toda a informação da Internet é fidedigna ou verdadeira, e é preciso ter cuidado e uma boa dose de discernimento para poder filtrar essa informação. É preciso ver a origem dessa informação e se possível, o seu autor ou as suas fontes. A internet tem muita informação boa, importante e útil, mas também tem muito "lixo", e em certos casos, informações incorrectas ou falsas, podem deixar quem as procura, com uma ideia errada das coisas. Outros exemplos são os sites destinados às anorécticas e bulímicas em que lhes são ensinadas técnicas para irem emagracendo cada vez mais, e que inclusive, defendem a anorexia e a bulímia como uma forma de vida. E pegando em assuntos muito actuais, os sites de pornografia infantil também são um dos maiores, senão o maior exemplo, do "lixo" da Internet.
Aqui ficam os links para que vocês possam ver e comprovar o vídeo de que estou a falar e a sua veracidade http://www.snopes.com/photos/advertisements/mailbox.asp (aqui podem ver o esclarecimento sobre a verdadeira origem do vídeo) http://www.metacafe.com/watch/27635/hidden_camera_surprise/ (aqui podem ver a versão original do vídeo) Por isso ao utilizarem a Internet, atenção, a Internet pode ser "um pau de dois bicos" se não houver cuidado. Alguém disse: "quanto maior o poder, maior a responsabilidade..."
1 comentário:
Olá Linda Sóninha
Como sempre actual e directa no que diz a minha amiga.
Sim tb eu que até sou experiente nestas coisas da internet, fiquei impressionado na primeira vez que vi esse dito video, mas dei-me conta logo de seguida que havia algo de falso naquela situação e, sim tb eu fiz as mesmas averiguações que tu e cheguei ás mesmas conclusões.
Quero só deixar um pequeno comentário: não se deixem iludir pelos mails de corrente, são tudo falsidades ou muito próximo diso, e a mairia deles arrasta uma série de malwares, virus e spywares, por isso tenham muito cuidado. e divirtam-se com segurança.
Beijinho grande Sóninha
Alfredo cruz
Enviar um comentário